O Que é Auditoria de Higiene das Mãos?
A auditoria de higiene das mãos é o processo de garantir que as técnicas de higiene das mãos praticadas na área de saúde seguem as diretrizes recomendadas. A auditoria de higiene das mãos visa prevenir a propagação de infecção entre profissionais de saúde e pacientes através de inspeções observacionais de técnicas de lavagem das mãos.
Por que realizar o protocolo de lavagem das mãos?
Embora seja facilmente evitável, pegar uma infecção durante o curso normal de atendimento ao paciente continua sendo uma das principais causas de morte e incapacidade mundial – com mais de 1,4 milhões de casos ocorrendo a todo momento. A solução mais simples e eficaz para prevenir a propagação de infecções na área da saúde é que os profissionais de saúde pratiquem técnicas adequadas de higiene das mãos durante os cinco momentos de atendimento ao paciente.
Os locais de saúde devem fazer auditorias regulares de higiene das mãos para identificar lacunas no treinamento e lembrar a equipe da importância do controle básico de infecções. Este artigo aborda:
- Como realizar com eficácia, uma auditoria de higiene das mãos;
- Ferramentas de auditoria de higiene das mãos que você pode usar para agilizar os relatórios; e
- Formulários de auditoria de higiene das mãos para baixar.
Processo de lavagem das mãos: como fazer uma auditoria
Com base nas diretrizes de higiene das mãos para 2019 a Organização Mundial de Saúde (WHO), a OMS recomenda seguir essas etapas ao realizar uma auditoria de higiene das mãos de profissionais de saúde:
1. Comunique-se com o local
Contate a administração do hospital antes de iniciar a auditoria. Comunique o período de observação e o motivo da realização de uma auditoria de higiene das mãos. Informe os profissionais de saúde sobre o método de documentação de dados (por exemplo, evidências fotográficas).
2. Identifique áreas específicas para auditoria
Examine todas as áreas onde o atendimento ao paciente é realizado regularmente. Apresente-se à enfermeira-chefe, ao médico-chefe da unidade ou ao gerente do departamento e dê uma explicação geral sobre o papel do observador. Procure realizar um número suficiente de observações em várias enfermarias e departamentos.
3. Mantenha a privacidade do paciente
A privacidade do paciente não deve ser comprometida durante a auditoria. Pode ser necessário uma permissão por escrito dos pacientes. Não faça auditoria durante situações extremas (por exemplo, tratamento médico de emergência, sinais de estresse descontrolado em um profissional de saúde).
4. Observe um profissional de saúde individualmente
Conduza a auditoria de acordo com os Cinco Momentos de Higiene das Mãos da OMS:
- Antes do contato com um paciente
- Antes da realização de procedimentos de limpeza/assépticos
- Após risco de exposição a fluidos corporais
- Após contato com um paciente
- Após contato com as áreas próximas ao paciente
5. Documente e compartilhe as principais descobertas
Dê um feedback ao profissional de saúde se a higiene das mãos não tiver sido realizada. As pontuações de conformidade podem ser determinadas pela relação entre o número de ações realizadas (higiene das mãos) e o número de oportunidades (momentos). Os resultados devem ser compartilhados com a gerência, chefes de departamento, conselhos, bem como profissionais de saúde de linha de frente.