O que é uma auditoria clínica?
Uma Auditoria Clínica, anteriormente conhecida como Auditoria Médica, visa melhorar a qualidade do atendimento ao paciente e os resultados clínicos por meio da revisão da prática conduzida por pares em relação aos padrões baseados em evidências. Como um processo de melhoria da qualidade, auditorias clínicas locais e nacionais podem ajudar os profissionais de saúde a identificar deficiências na prática atual, administrar serviços clínicos excelentes e manter os padrões profissionais.
Equipes multidisciplinares em instalações de saúde usam uma lista de verificação de auditoria clínica para garantir a conclusão do ciclo de auditoria clínica – preparação e planejamento, seleção de padrões/critérios, medição de desempenho, implementação de mudanças e melhorias sustentadas.
Auditoria clínica: Áreas cruciais de atendimento ao paciente
A preparação e o planejamento da auditoria clínica começam determinando exatamente o que a equipe multidisciplinar (comitê de auditoria clínica) deve auditar. Como regra geral, uma área de atendimento onde existem deficiências óbvias é o ponto de partida das auditorias clínicas. Os gerentes de melhoria clínica e líderes de auditoria também devem olhar para as áreas de alto volume, alto risco e alto custo, como o seguinte:
Unidade de tratamento intensivo/crítico
As internações por sepse de alto risco na enfermaria, as infecções sanguíneas adquiridas na unidade e as altas fora do horário de trabalho diminuíram significativamente em diferentes partes do Reino Unido como resultado de auditorias clínicas. Para prevenir infecções evitáveis durante o atendimento ao paciente, o comitê de auditoria clínica deve avaliar regularmente as técnicas de higiene das mãos dos profissionais de saúde usando uma lista de verificação de auditoria de higiene das mãos pronta para uso móvel. Após 3-6 meses de implementação de mudanças, uma nova auditoria clínica é necessária para validar a eficácia e sustentar as melhorias.
Registros médicos
O atendimento de qualidade é baseado em documentação clínica precisa e completa em prontuários médicos. As instituições de saúde dos EUA e seus associados que lidam com informações protegidas de saúde devem cumprir a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguro Saúde (HIPAA), realizando avaliações de risco de segurança. O comitê de auditoria clínica deve avaliar as salvaguardas administrativas, físicas e técnicas atualmente em vigor, abordar lacunas urgentes e evitar multas caras e ações judiciais com uma lista de verificação de conformidade HIPAA digitalizada.
Admissão e alta
Transferências não clínicas, readmissões não planejadas e altas tardias resultam em baixa satisfação do paciente. O comitê de auditoria clínica deve inspecionar transições de cuidados, segurança de medicamentos e procedimentos de acompanhamento ambulatorial para reduzir gargalos e facilitar o fluxo de pacientes. Começar o planejamento de alta na data de admissão e escrever notas SOAP digitais, em vez de contratar escribas médicos, também reduz o tempo de espera e incentiva um atendimento mais centrado no paciente. Melhorias comuns de auditoria clínica incluem novos métodos de documentação, melhores sistemas de comunicação e mecanismos de verificação eficientes.