O que são segurança contra incêndio?
Segurança contra incêndio visa inspecionar riscos potenciais e perigos de incêndio que podem ser mitigados para evitar ferimentos graves, mortes no local de trabalho e perda de propriedade. Como ferramentas importantes durante as verificações de segurança contra incêndio, as listas de verificação de inspeção de segurança contra incêndio ajudam os responsáveis pela segurança a desenvolver os melhores planos de segurança contra incêndio possíveis para os locais de trabalho.
Importância das segurança contra incêndio
No relatório de perda de incêndio nos EUA de 2017, a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios dos EUA (NFPA) relatou que houve cerca de 1,3 milhões de incidentes de incêndio e cerca de 3.400 mortes de civis devido a essas ocorrências infelizes. Esses incidentes destruíram propriedades facilmente, causaram ferimentos, prejudicaram os meios de subsistência e ceifaram vidas.
Para evitar incidentes de incêndio, verificações de segurança contra incêndio são estratégias-chave para manter os riscos de incêndio sob controle. Com o uso de listas de verificação de inspeção de segurança contra incêndio, as verificações regulares de segurança contra incêndio ajudam a cumprir os códigos nacionais de incêndio. As violações do código de incêndio não só levam a penalidades graves, mas também refletem o nível de comprometimento da administração. As verificações de segurança contra incêndio também ajudam na construção de dados vitais para o desenvolvimento de medidas de segurança adequadas para o plano de segurança contra incêndio do edifício.
Segurança contra incêndio: 3 elementos mais importantes
Um plano de segurança contra incêndio eficaz é a soma de suas partes, e é importante entender cada uma dessas partes e garantir que estejam bem integradas ao plano. Cada elemento contribui para minimizar os riscos de incêndio e ajudar os responsáveis pela segurança contra incêndio a desenvolver procedimentos e estratégias de inspeção de segurança contra incêndio para o plano de segurança contra incêndio. Aqui estão os três elementos principais de um plano de segurança contra incêndio:
- Prevenção de incêndio
A melhor medida de combate a incêndios é a prevenção. É importante que os trabalhadores sejam treinados em segurança contra incêndio para que eles desenvolvam uma maior consciência sobre os riscos de incêndio. Eles devem ter conhecimento sobre os procedimentos de emergência e a operação de equipamentos de proteção contra incêndio. Avaliações de risco de incêndio também são necessárias, pois fornecem informações sobre quais perigos estão presentes e as medidas necessárias para gerenciar seu risco. Os responsáveis pela segurança podem utilizar listas de verificação de segurança contra incêndio para conduzir verificações abrangentes desses aspectos do plano de segurança contra incêndio. - Combate ao incêndio
Os planos de segurança contra incêndio devem incluir inspeções regulares dos equipamentos de proteção ativa contra incêndio (AFP), como alarmes de incêndio, extintores de incêndio, sistemas de sprinklers e detectores de fumaça, para garantir que estejam funcionando em todos os momentos. Os responsáveis pela segurança e as equipes de engenharia das instalações devem planejar e projetar cuidadosamente o sistema de proteção e combate a incêndio apropriado, pois é a primeira coisa em que as pessoas confiarão em caso de um incêndio incipiente. - Evacuação de emergência
Embora os indivíduos possam combater incêndios incipientes com equipamentos de combate a incêndio, a administração ainda deve dar importância a como evacuar com segurança as pessoas durante uma emergência de incêndio. Todos devem conhecer o plano de evacuação de emergência, que inclui detalhes de contato das autoridades de segurança, mapa de saída de emergência e outros protocolos de emergência de incêndio. Para medir o conhecimento dos planos de evacuação de emergência, os planos de segurança contra incêndio também devem incluir exercícios de incêndio regulares para garantir a prontidão.