O que é Auditoria Ambiental?
Uma Auditoria Ambiental (ERA) é um processo científico que identifica e avalia a probabilidade de uma empresa ameaçar o meio ambiente, em particular os organismos vivos, habitats naturais e ecossistemas.
Apresentamos 3 dos principais modelos de auditoria ambiental que você pode baixar gratuitamente e personalizar baseado nas necessidades do seu negócio. Realize auditorias ambientais mais eficientes no local. Gaste menos tempo registrando riscos e mais tempo corrigindo-os.
A Importância de Conduzir Auditorias Ambientais
As indústrias de mineração, manufatura e construção são as principais responsáveis pela poluição da água, do ar e do solo. As principais atividades contribuintes incluem o descarte impróprio de produtos químicos, uso pesado de equipamentos e máquinas poluentes do ar, manuseio de amianto, contaminação do solo e ruído industrial.
Os empregadores devem conduzir auditorias e inspeções completas para desenvolver um bom Sistema de Gestão Ambiental (EMS) e garantir que as empresas operem sem quaisquer fatores que contribuam para causar danos ao meio ambiente.
Auditoria Ambiental: 6 Etapas para Eficaz
Um modelo de auditoria ambiental pode ser usado por Gerentes de Risco e legisladores para documentar qualquer não-conformidade e potenciais riscos ambientais causados pela empresa e seus funcionários.
Aqui estão 6 etapas importantes para conduzir uma Auditoria Ambiental Eficaz (ERA) bem-sucedida:
- Fomulação do Problema – a etapa mais importante, onde os Gestores de Risco definem o escopo de uma ERA, identificando o que precisa ser protegido de danos
- Caracterização do Risco- examinando os potenciais riscos ambientais presentes no local de trabalho
- Caracterização da Exposição – identificando o que e quem está em risco
- Caracterização do Risco – combinando os resultados de caracterização de risco e exposição e, em seguida, avaliar o risco
- Documentação – registrar os resultados da auditoria e implementar providências
- Monitoramento- revisar a auditoria regularmente