O Que é a ISO 14001?
A ISO 14001 é uma normal internacional para projetar e implementar sistemas de gestão ambiental (EMS) que as empresas podem certificar voluntariamente. A certificação ISO 14001 aprimora as credenciais ecológicas, o que posteriormente aprimora a imagem da empresa, o controle de custos e reduz acidentes ou incidentes causados por fatores ambientais.
A importância das listas de verificação ISO 14001
A ISO 14001 não é apenas um certificado de adesão aos padrões de gestão ambiental, mas sim um compromisso de longo prazo para continuar melhorando o desempenho ambiental. É crucial que as empresas continuem usando, modificando e atualizando suas listas de verificação ISO 14001 para demonstrar dedicação na validação de seu sistema de gestão ambiental de forma consistente.
Embora a documentação de auditoria ISO 14001 e a coleta de dados sejam certamente importantes, as empresas devem se concentrar na participação ativa de todos os membros da equipe na realização das atividades de EMS e no apoio total das partes interessadas internas e externas na aplicação de ações de melhoria. Uma lista de verificação ISO 14001 bem planejada pode ajudar os gerentes de meio ambiente, saúde e segurança (EHS) a se atualizarem sobre os requisitos de conformidade e a dobrar os esforços para uma implementação eficaz.
Conformidade com os requisitos legais ISO 14001
A conformidade regulamentar com a ISO 14001 é o mínimo de um sistema de gestão ambiental que realmente funciona. Ser certificado pela ISO 14001 envolve obrigações de conformidade específicas, conforme explicado no Anexo A da norma ISO 14001: 2015—os requisitos legais obrigatórios relacionados aos aspectos ambientais de uma empresa podem incluir, se aplicável:
- requisitos de entidades governamentais ou outras autoridades relevantes;
- leis e regulamentos internacionais, nacionais e locais;
- requisitos específicos de autorizações, licenças ou outras formas de autorização;
- ordens, regras ou orientações de agências reguladoras; e
- decisões de tribunais ou tribunais administrativos.
A orientação sobre o uso da norma ISO 14001:2015 afirma ainda que as obrigações de conformidade também incluem outros requisitos de partes interessadas relacionados ao seu sistema de gestão ambiental que a empresa deve ou escolhe adotar, o que pode incluir, se aplicável:
- acordos com grupos comunitários ou organizações não governamentais;
- acordos com autoridades públicas ou clientes;
- requisitos organizacionais;
- princípios ou códigos de prática para voluntários;
- rotulagem ou compromissos ambientais para voluntários;
- obrigações decorrentes de acordos contratuais com a empresa; e
- padrões organizacionais ou setoriais relevantes, como a Iniciativa de Conformidade Social Empresarial (BSCI) e Boas Práticas de Fabricação (GMP), entre outros.
Implementação do modelo ISO 14001 usando o ciclo Plan-Do-Check-Act
O ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) organiza os processos de EMS e ajuda as empresas a seguirem o padrão na ordem adequada durante a implementação da ISO 14001. O ciclo PDCA pode ser simplificado em 3 etapas fáceis de seguir. Abaixo estão os diferentes processos, juntamente com as etapas que envolvem:
- PLAN: planejamento da avaliação de desempenho ambiental por meio da seleção de indicadores relevantes. A etapa de planejamento envolve o seguinte:
- Ler e entender a norma ISO 14001:2015 e preparar os requisitos legais.
- Realizar um teste de prontidão para a ISO ou autoavaliação para identificar lacunas em seu sistema e processos atuais.
- Desenvolver um plano de implementação usando o ciclo Plan-Do-Check-Act
- Definir os requisitos de competência e treinamento de sua empresa para a ISO 14001:2018
- Garantir que as necessidades de competência sejam atendidas e que todas as partes envolvidas sejam mantidas informadas.
- DO: coleta e análise de dados, avaliação de informações e relatórios de resultados.
- Utilizar o EMS planejado e os controles operacionais.
- Utilizar o EMS planejado e os controles operacionais.
- CHECK e ACT: revisar e aprimorar o desempenho ambiental em geral.
- Realizar avaliação de desempenho e análise de gestão
- Realizar uma auditoria interna ISO 14001:2015
- Garantir que as ações corretivas sejam concluídas
Depois de passar pelo ciclo PDCA, você pode modificar seu EMS com base em novos dados coletados. Isso garante a melhoria contínua do EMS de uma empresa.
Auditoria ISO 14001: Práticas interna recomendadas
Conforme mencionado acima, uma parte fundamental da seção de Check e Act é realizar uma auditoria interna. Você não precisa ter uma auditoria interna separada para Sistemas de Gestão Ambiental, não há razão para que você não possa usar um processo para suas auditorias internas que combine QMS e EMS. Se você puder concluir sua auditoria em uma única visita, isso será um grande benefício para você e sua empresa.
A primeira coisa a fazer ao iniciar uma auditoria interna ISO 14001 é agendá-la. Parece simples, mas ter certeza que ela já está agendada é meio caminho andado. A frequência é geralmente uma vez por ano, mas dependendo de seu ambiente específico ou de seu desempenho de auditoria anterior, pode ser apropriado fazê-la com mais frequência. A programação deve estar disponível para funcionários e gestores, pois nesta fase você não quer uma auditoria surpresa, já que isso pode interromper o trabalho de forma desnecessária.
Depois de agendada a próxima etapa é a realização da auditoria. O principal para uma auditoria interna é que você não esteja usando a auditoria para julgar a conformidade legal. Em vez disso, você está medindo se o processo planejado para gerenciar as condições ambientais planejadas é apropriado. Por exemplo, as ações corretivas estão sendo consideradas? Os controles operacionais ambientais são implementados?
Como todas as auditorias internas, todo o processo é inútil a menos que você o relate. Se as pessoas que fazem parte do processo estão indo bem, elas precisam saber disso. Se houver problemas a serem resolvidos, eles precisam ser resolvidos e corrigidos. Por fim, todas as oportunidades precisam ser identificadas e fornecidas a todos os funcionários envolvidos no processo.