O que é um avaliação de treinamento?
Um avaliação de treinamento é uma ferramenta usada por gerentes de treinamento e profissionais de recursos humanos para coletar feedback de instrutores e trainees. É usado para identificar lacunas de habilidades e problemas para ajudar a melhorar os programas de treinamento e a experiência geral que esses programas fornecem.
Como obter feedback após o treinamento
O principal objetivo dos formulários de feedback de treinamento é fornecer uma visão sobre a eficácia do programa de treinamento para atingir as metas estabelecidas – não necessariamente fornecer feedback sobre os participantes e como eles se saíram durante o referido programa. Além de questões relacionadas à satisfação com o programa, também é vital perguntar sobre coisas que os participantes desejam alterar ou acrescentar a ele. A criação de um programa de treinamento eficaz dependerá de vários fatores, mas as 10 dicas a seguir o ajudarão a conduzir qualquer programa de treinamento na direção certa.
- Mantenha as coisas breves.
Se possível, limite o formulário de avaliação do treinamento a uma única página que não levaria mais de cinco minutos para ser concluída. - Não fuja do tópico.
Faça perguntas relevantes ao conteúdo do programa e sobre como ele foi conduzido. Pergunte aos participantes se eles acharam o conteúdo do programa valioso e se o conteúdo tem alguma aplicação prática para eles. - Faça perguntas acionáveis.
Faça perguntas apenas sobre os aspectos do programa que podem ser alterados. Pergunte se o local, horário e método de facilitação, entre outras coisas, são ideais. - Faça perguntas fáceis de responder.
Faça perguntas específicas para que seja mais fácil dar respostas objetivas. Perguntas abertas são importantes para que os participantes possam fornecer comentários e sugestões, mas limite essas perguntas a algumas para que todos sejam incentivados a preencher o formulário de avaliação do treinamento. - Forneça opções.
As perguntas de múltipla escolha são as perguntas mais simples e rápidas de responder. Também dá a impressão de que você já tem várias respostas para a pergunta e está apenas procurando opiniões sobre qual é a melhor. - Faça parte do programa.
O cumprimento do formulário de feedback de treinamento deve fazer parte do programa e não deve ocupar o tempo do participante. Certifique-se de que há tempo suficiente para isso antes de fechar. - Garanta o anonimato.
A honestidade absoluta é a chave para obter resultados precisos e acionáveis. Garantir que o feedback do treinamento permaneça anônimo elimina o medo dos participantes de ferir os sentimentos de alguém.
Quais são os três tipos de feedback?
Em geral, existem três tipos principais de feedback com diferentes objetivos subjacentes. O objetivo do feedback pode ser apreciação, avaliação ou treinamento.
- Feedback de apreciação
O objetivo da apreciação é motivar o recebimento de feedback. Mais do que fornecer feedback, ele se concentra em construir e cultivar relacionamentos, especialmente no ambiente de trabalho. Muitas vezes, as pessoas que dizem que não recebem feedback suficiente estão simplesmente procurando agradecimento, não conselho. - Feedback da avaliação
Isso fornece ao destinatário do feedback uma visão de sua posição em relação a um determinado conjunto de padrões ou valores. Um sistema de classificação ou classificação é normalmente usado para auxiliar na medição de desempenho e conformidade. O feedback da avaliação ajuda a alinhar as expectativas e planejar as próximas etapas. - Feedback do coaching
Este feedback é geralmente dado quando um indivíduo está enfrentando desafios aparentes que afetam seu desempenho ou quando o coaching é solicitado. O principal objetivo do coaching é aprender e crescer.
Avaliação de treinamento: 5 critérios
O treinamento é um aspecto importante do negócio, e a metodologia Phillips ROI estabelece cinco critérios para o sucesso de um programa de treinamento com base em seu impacto nos participantes. Calcular o retorno do investimento (ROI) em treinamento pode ser um desafio, mas esta metodologia propõe que isso possa ser feito compilando dados de treinamento e atribuindo valores monetários a eles para que possam ser comparados ao custo de criação e instalação do programa. A metodologia Phillips ROI divide os critérios de avaliação do treinamento em cinco níveis.
- Nível 1: reação
Isso avalia a resposta do participante ao conteúdo e à facilitação do treinamento. É prática comum solicitar aos participantes que preencham um formulário de feedback do treinamento quando o treinamento é concluído para ajudar a avaliar a eficácia do programa e se ele atendeu às condições de aprendizagem necessárias. - Nível 2: aprendizagem
Isso determina se os participantes aprenderam ou não com o treinamento. Os facilitadores do treinamento geralmente fornecem aos participantes testes para avaliar isso – um teste de diagnóstico antes do treinamento e um pequeno questionário que cobre o conteúdo do treinamento posterior. - Nível 3: aplicação e implementação
Essa etapa ocorre algum tempo após o treinamento. Usando métodos de avaliação aplicáveis, é avaliado se os participantes do treinamento são capazes de aplicar o que aprenderam com o programa. Podem ser realizadas autoavaliações ou avaliações formais por seu superior imediato. - Nível 4: impacto
O impacto é medido determinando se as expectativas das partes interessadas foram atendidas. Ele também considera que outros fatores, alguns externos, poderiam ter afetado os resultados. - Nível 5: retorno sobre o investimento (ROI)
O nível final define o valor de um programa de treinamento por meio de uma análise de custo-benefício. Isso ajuda a determinar se o dinheiro investido no programa produziu resultados mensuráveis.