O que é uma Avaliação de Desempenho?
A avaliação de desempenho é o processo de avaliação do nível de desempenho e atitude de um funcionário em relação à execução de tarefas e com os colegas no local de trabalho. As avaliações de desempenho são realizadas para ajudar os empregadores a determinar se os funcionários ainda estão alinhados com as expectativas da empresa e se a empresa, como um todo, está trabalhando para alcançar seus objetivos.
O que são Formulários de Avaliação de Desempenho?
Formulários de avaliação de desempenho são ferramentas usadas por Gerentes, equipes de RH e pelos próprios funcionários para registrar o desempenho, realizações e áreas de melhoria dos funcionários. Eles são uma ferramenta importante em qualquer empresa que visa monitorar seu progresso e foram criados para:
- Alinhar as expectativas dos requisitos de trabalho entre empregadores e funcionários;
- Auxiliar nos planos de treinamento de desenvolvimento; e
- Funcionar como uma interação documentada do funcionário para apoiar as principais decisões de RH.
Quais são os Tipos e a Importância dos Formulários de Avaliação de Desempenho?
Uma eficaz avaliação de desempenho deve incluir o feedback 360º de líderes, colegas e do funcionário. Os formulários de avaliação de desempenho podem abranger o seguinte:
- Avaliações top-down – realizada por um supervisor imediato com foco na produtividade, objetivos, comportamento e valores; Uma avaliação de desempenho top-down fornece a perspectiva do gestor e funciona como uma via de mão dupla onde as expectativas de gestão e o desempenho real do funcionário podem trabalhar juntos para se alinhar. É uma oportunidade para os líderes e seus subordinados saberem onde estão atualmente em relação às metas estabelecidas, nível esperado de desempenho e tipo de atitude de trabalho.
- Avaliações de pares – realizada por colegas de trabalho para avaliação de competências, qualidade do trabalho e trabalho em equipe; A realização de avaliações por pares como método de avaliação de desempenho ajuda a empresa a determinar como um funcionário se enquadra na cultura de uma determinada equipe ou departamento e observar a dinâmica entre os funcionários, como as dinâmicas entre funcionários com mais tempo de casa ou mais experientes e os novos contratados. Ajuda a fornecer uma perspectiva diferente ou a compreender melhor os funcionários, algo que os gerentes podem não ser capazes de observar.
- Autoavaliações – auto-crítica sobre pontos fortes, áreas de melhoria e objetivos. As autoavaliações dão aos funcionários a oportunidade de fornecer sua própria perspectiva sobre como eles atuaram, em que eles acham que precisam de ajuda e de que outra forma podem contribuir para a empresa. Ajuda os gerentes a perceberem como podem equipar melhor seus subordinados diretos para um melhor desempenho, permanecer alinhados com as diretrizes da empresa e alcançar os objetivos profissionais.
Como Conduzir Avaliações de Desempenho?
As avaliações de desempenho podem ser conduzidas de maneiras e frequências diferentes, dependendo da natureza do trabalho, do departamento ou dos padrões e regulamentos da indústria. Aqui estão algumas dicas sobre como conduzir avaliações de desempenho:
Esteja preparado
- Leia as anotações anteriores e os registros de desempenho e deixe tudo preparado para a avaliação. Lembre-se do desempenho do funcionário durante o período para o qual ele está sendo avaliado.
- Mais do que preparar metas para o funcionário, trabalhe com o funcionário para definir metas que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com prazo determinado (S.M.A.R.T.).
Esteja ciente dos prazos
- Teoricamente, as avaliações de desempenho levam em consideração os cronogramas – passado, presente e futuro – com avaliações de desempenho realizadas a construção de metas baseadas em eventos e desempenhos em determinados momentos.
- As avaliações de desempenho são agendadas e não devem ser uma surpresa quando os funcionários forem avaliados.
Seja capaz de fazer anotações
- Sempre mantenha registros da avaliação de desempenho dos funcionários e avaliações anteriores. Uma avaliação de desempenho baseada em dados factuais apoiados por documentos pode ajudar o empregador e o funcionário a fazer uma avaliação justa e objetiva.
O problema: Formulários de Avaliação de Desempenho em Papel
Formulários de avaliação de desempenho em papel podem ser demorados para serem preenchidos, requerem trabalho duplicado e digitalização improdutiva de documentos assinados. Documentos de papel são difíceis de rastrear e recuperar
e correm alto risco de serem perdidos.
Decisões importantes de gerenciamento que afetam funcionários, como promoções, aumento de salário, remediação ou demissão, dependem de evidências assinadas de avaliações oportunas dos funcionários. A perda de controle desses documentos pode colocar sua organização e marca em risco e levar a funcionários descontentes.