O que é uma AST (Análise de Segurança do Trabalho)?
A Análise de Segurança no Trabalho é uma técnica sistemática usada para analisar os perigos potenciais associados a processos e procedimentos específicos de um determinado trabalho. O processo de uma análise de segurança do trabalho geralmente envolve quatro etapas:
(1) escolher o trabalho apropriado para a ser analisado; (2) dividir um trabalho em tarefas menores e observá-lo enquanto é realizado por um funcionário; (3) identificar os perigos e riscos potenciais para cada tarefa; e (4) estabelecer medidas e controles preventivos para evitar perigos identificados.
O que é um modelo de Análise de Segurança no Trabalho (AST)?
Um modelo de AST ou formulário de Análise de Risco do Trabalho (ART) é uma ferramenta útil para observar e dividir tarefas de alto risco em etapas individuais, com a finalidade de recomendar ações corretivas. Supervisores e funcionários trabalham juntos na execução de modelos de AST para garantir que ambos tenham um bom entendimento sobre como lidar com os perigos e riscos identificados.
Esta página inclui uma coleção de modelos completos de formulários AST, formulários ART e um exemplo de relatório AST, que você pode baixar gratuitamente e personalizar para o seu local de trabalho usando o SafetyCulture (antes iAuditor).
Aplicativo de Análise de Segurança no Trabalho (AST) do SafetyCulture (iAuditor)
SafetyCulture (iAuditor) é o aplicativo de inspeção digital nº 1 do mundo. Você pode usar o SafetyCulture (iAuditor) para executar inspeções de AST no seu dispositivo móvel, capturar fotos das etapas e perigos da tarefa e gerar relatórios de AST enquanto estiver em campo. Com o SafetyCulture (iAuditor), você pode:
- Concluir inspeções online ou offline
- Capturar evidências fotográficas e adicionar notas/comentários
- Delegar com facilidade medidas corretivas às pessoas competentes
- Programar avaliações regulares de perigos no trabalho
- Obter uma visibilidade geral do desempenho da segurança dos funcionários
Os 6 melhores modelos para Análise de Segurança no Trabalho (AST)
Modelo de Análise de Perigos no Trabalho da OSHA
Uma lista de verificação para inspeção de empilhadeiras é usada para o monitoramento mensal do estado da empilhadeira. Esta lista de verificação avalia as condições gerais da empilhadeira e as práticas operacionais do operador. Use esta lista de verificação para garantir que os funcionários estejam cumprindo os procedimentos operacionais padrão do uso de empilhadeiras.
Modelo de formulário abrangente para Análise de Perigos no Trabalho
Use este modelo abrangente para realizar análises de perigos mais detalhadas no seu local de trabalho. Explore os recursos do SafetyCulture (iAuditor) e modifique a lista de verificação com base nas necessidades do seu local de trabalho. Comece listando os nomes das pessoas que desenvolvem os procedimentos AST e selecione as permissões de trabalho, autorizações e EPIs necessários para a atividade. Em seguida, enumere os treinamentos aplicáveis para executar tarefas individuais. Além disso, tome nota das verificações de equipamento realizadas. Prossiga com a análise de segurança do trabalho e a avaliação de riscos adicionando etapas, selecionando perigos e identificando controles. Realize uma avaliação de risco inicial, acrescente controles (se necessário) e depois classifique a análise de risco residual/revisada. Confirme se o processo está concluído ou não. Caso contrário, realize uma revisão da tarefa para servir de base para a continuidade do processo. Por fim, obtenha o reconhecimento geral com as assinaturas de todos os envolvidos.
Modelo de relatório de lesão devido a acidente
Este modelo de relatório de lesão devido a acidente pode ser usado para documentar acidentes de trabalho. Um registro de acidentes bem documentado pode ajudar a determinar quais trabalhos priorizar para uma AST. Comece registrando informações da pessoa ferida, detalhes da lesão, fatores contribuintes e recomendações. Você também pode incluir os serviços de emergência envolvidos, informações sobre hospitalização e declarações de testemunhas. Use o SafetyCulture (iAuditor) para tirar evidências fotográficas da lesão e rastrear o local do acidente. Baixe aqui mais exemplos de modelos gratuitos de relatórios de incidentes.
Lista de verificação para identificação de perigos
Uma lista de verificação para identificação de perigos é usada para avaliar riscos e perigos no local de trabalho. Identifique o trabalho sendo executado e identifique os perigos que podem causar danos usando a ferramenta de captura e anotação de fotos do SafetyCulture (iAuditor). Crie ações corretivas no SafetyCulture (iAuditor) para delegar tarefas a colegas da equipe para que perigos sejam resolvidos imediatamente. Baixe aqui listas de verificação para identificação de perigos específicos para diferentes setores da indústria
Modelo para toolbox talks
Uma toolbox talk é uma reunião de segurança que geralmente é realizada antes do início de um trabalho ou turno e dura de 5 a 10 minutos. Todos os funcionários e contratados do turno se reúnem para discutir os principais perigos e planos de reparação relacionados aos trabalhos que estão sendo executados. O SafetyCulture (iAuditor) pode ser usado offline em um celular para documentar a discussão em grupo e solicitar que todos os participantes assinem.
Equipe de conteúdo SafetyCulture Team
A equipe de conteúdo da SafetyCulture se dedica a fornecer informações de alta qualidade e fáceis de entender para auxiliar os leitores a entenderem assuntos complexos e a aprimorarem a segurança e a qualidade no local de trabalho. Nossa equipe de redatores possui experiência na produção de vários artigos em diferentes áreas, como segurança, qualidade, saúde e conformidade.