O que é PDI?
PDI (ou inspeção pré-entrega) garante que um veículo recém-comprado está pronto para rodar em estradas e seguro para dirigir antes de entregá-lo ao cliente. A inspeção pré-entrega é geralmente feita na concessionária, onde os inspetores verificam todos os aspectos do veículo, como o sistema de combustível e escapamento, compartimento do motor e controles elétricos. As PDIs também incluem um test drive para garantir que a direção e o manuseio, a transmissão e a operacionalidade do freio estão em boas condições de funcionamento.
O que é uma Lista de Controle de Modelo PDI (Inspeção Pré-entrega)?
Uma lista de controle de PDI modelo é usada por inspetores de veículos para avaliar as condições operacionais dos veículos e sua conformidade com os padrões regulatórios de segurança antes de vendê-los aos clientes. O uso de uma lista de controle de PDI pode ajudar a diminuir o número de veículos que voltam para a concessionária com problemas, evitar recalls dispendiosos e ganhar uma reputação consistente de alta qualidade para a concessionária.
Este artigo apresenta:
- riscos de inspeções de pré-entrega ineficientes;
- inspeções básicas de pré-entrega de veículos
- um eficiente aplicativo de controle de inspeção para auxiliar nas inspeções pré-entrega; e
- listas de controle de inspeção pré-entrega gratuitas que você pode baixar, personalizar e usar.
Riscos de Inspeções Pré-entrega Ineficientes
Encontrar o equilíbrio certo entre eficiência e trabalho satisfatório tem sido um desafio ao fazer inspeções pré-entrega. Os inspetores de veículos perdem muito tempo e energia usando listas de controle de PDI em papel ou conduzem inspeções pré-entrega com base na memória humana que é falível. Aqui estão os riscos aos quais as concessionárias se expõem quando fazem Inspeções Pré-Entrega ineficientes:
Problemas Recorrentes
Os técnicos podem não detectar problemas comuns que deveriam ter sido detectados durante uma inspeção pré-entrega eficaz. Os veículos defeituosos devolvidos à concessionária requerem reparos ou modificações que poderiam ter sido feitas antes da entrega e do gasto de horas de trabalho duplicado.
Compromissos de entrega não cumpridos
Revendedores inevitavelmente lutam com atrasos no cronograma de entrega à medida que aumenta o número de veículos vendidos no pátio de serviço. Espere baixa satisfação de clientes quando os processos operacionais, como atendimento ao cliente e logística, diminuírem devido à inspeções ineficientes.
Recalls Automotivos
Pelo menos 24 pessoas morreram e outras centenas ficaram feridas por causa de infladores de airbag que lançam estilhaços em motoristas e passageiros. Os fabricantes de automóveis fizeram o recall de 50,36 milhões de infladores e substituíram 27,2 milhões deles como parte da maior série de recalls automotivos da história dos Estados Unidos, envolvendo até 70 milhões a serem recolhidos até o final de 2020. As inspeções antes da entrega podem ajudar a encontrar os principais problemas de recall antes que uma única unidade seja vendida ou entregue.
Verificações Básicas de PDI
A inspeção pré-entrega é uma tarefa crucial pois ajuda a garantir a segurança de seus clientes. É realizada para evitar recalls de produtos de fabricação de automóveis e acidentes causados por defeitos ou danos de fábrica. A seguir estão as verificações básicas realizadas durante a inspeção pré-entrega de um veículo leve.
Compartimento de Motor
- O motor não deve produzir nenhum som de rosnado
- Todos os fluidos, como arruela, líquido refrigerante, freio, direção hidráulica, transmissão e óleo devem estar livres de vazamentos e em seus níveis normais
- A trava do capô deve ser lubrificada para garantir o funcionamento suave
- A bateria deve ser testada e estar funcionando normalmente
Parte Inferior
- Não devem existir defeitos visuais, como rasgos ou furos em mangueiras, cabos elétricos, sistemas de exaustão e componentes de suspensão
- Os freios devem ser testados e verificados quanto a indicadores de danos, como luzes de freio acesas, rangidos, vibração e pedal de freio macio
Parte Interna
- O volante deve estar alinhado
- Fechaduras, travas e dobradiças devem estar lubrificados e funcionando
- Fusíveis devem estar instalados para os acessórios eletrônicos
- Não deve haver nenhum dano evidente nos assentos do carro
- Cinto de segurança, calotas, travas das rodas e os airbags devem estar instalados corretamente
Parte Externa
- Toda a iluminação deve ser verificada para garantir o funcionamento
- Os faróis devem estar alinhados
- A pressão dos pneus é definida de acordo com as especificações sugeridas pelo fabricante, incluindo os estepes
- Todos os espelhos devem estar fixados e limpos
- Limpadores de pára-brisa e nível de fluido de lavagem devem ser examinados
- A condição da pintura e os emblemas devem estar livres de danos
A Inspeção Pré-entrega também inclui a verificação do manual do proprietário, passaporte de serviço, livreto de garantia e guias antes de entregar o veículo ao cliente. Também é necessário fazer o test drive recomendado de 10 quilômetros nas avenidas da cidade e na rodovia para verificar o desempenho geral do carro.