O que é uma Lista de Controle de Observação?
Uma lista de controle de observação é composta por um conjunto de perguntas que avalia o desempenho e o comportamento de professores e alunos em uma sala de aula. Listas de controle de observação auxiliam um observador a identificar lacunas de habilidades e áreas problemáticas para melhorar ainda mais as estratégias de ensino, o ambiente da sala de aula e o desenvolvimento de aprendizagem do aluno.
3 tipos de relatório de observação em sala de aula, e o que observar
Lista de verificação de observação do professor
A lista de controle de observação do professor é usada por administradores de escola para avaliar o desempenho dos professores e garantir que as práticas de ensino sejam eficazes e atendam aos padrões da escola.
Aqui estão as principais áreas de enfoque ao realizar a observação do professor:
- Planejamento eficaz – Isso abrange o preparo do instrutor no assunto (por exemplo, as tarefas e o trabalho em grupo são planejados de acordo com as necessidades instrucionais?) O instrutor dá instruções claramente pensadas e detalhadas? Os materiais estão disponíveis e são bem organizados?
- Técnicas de ensino – Refere-se à abordagem e entrega do instrutor ao assunto (por exemplo, O instrutor faz: demonstrações claras e práticas? Utiliza guias e outros materiais disponíveis relacionados à aula? Ajusta seu método de ensino de acordo com as habilidades do aluno?
- Relacionamento aluno/professor – Refere-se a como o instrutor interage com seus alunos academicamente. (Por exemplo, o instrutor usa declarações positivas para os alunos? Ele/ela aceita graciosamente menos do que respostas “certas” com alunos lentos? Ele/ela se empenha para manter um relacionamento amigável e respeitose entre professor e aluno?)
Lista de Controle de Observação em Sala de Aula
A lista de controle de observação em sala de aula é uma ferramenta usada pelos administradores da escola para garantir que seja oferecido aos alunos, um ambiente positivo e propício de aprendizagem.
Aqui estão as principais áreas de enfoque ao realizar uma observação em sala de aula:
- Planejamento eficaz – Isso abrange o preparo do instrutor no assunto (por exemplo, as tarefas e o trabalho em grupo são planejados de acordo co as necessidades de ensino? O instrutor dá orientações claramente pensadas e detalhadas? Os materiais estão disponíveis e são bem organizados?
- Técnicas de ensino – Refere-se à abordagem e empenho do instrutor ao assunto (por exemplo, o instrutor: faz demonstrações claras e práticas? Utiliza guias e outros materiais disponíveis relacionados à aula? Ajusta seu método de ensino de acordo com as habilidades do aluno?
- Relações aluno/professor – Refere-se a como o instrutor interage com seus alunos academicamente. (Por exemplo, o instrutor usa declarações positivas com os alunos? Ele/ela aceita graciosamente menos do que respostas “certas” de alunos lentos? Ele/ela se empenha mantém uma relação amigável e respeitosa entre professor e aluno?)
Lista de controle de observação do aluno
A lista de controle de observação do aluno é usada por professores para realizar uma avaliação individual ou em grupo de alunos em relação a seus comportamentos e interações dentro da sala de aula. As verificações de observação permitem que os professores examinem e ajustem suas práticas de ensino para atender às necessidades de aprendizagem de seus alunos e determinar maneiras de corrigir comportamentos perturbadores (se houver).
As principais áreas a serem constatadas nas observações dos alunos são:
- Comportamentos acadêmicos/educacionais – Para checar os hábitos de trabalho e as habilidades organizacionais do aluno. (Por exemplo, o aluno trabalha com cuidado e de forma ordenada? Ele/ela segue as instruções e tarefas? Ele/ela está atento às instruções e tarefas?)
- Comportamentos sociais – Refere-se à interação do aluno com pessoas que o cercam na escola (incluindo colegas e adultos). (Por exemplo, o aluno é amigável e respeitoso com os adultos? e com seus colegas? Ele/ela interage adequadamente com os colegas em um ambiente acadêmico?)
- Comportamento e conduta geral – Esta área diz respeito ao comportamento geral do aluno. (Por exemplo, o aluno se envolve em comportamentos perturbadores na aula? Como é a sua capacidade de atenção? E quanto ao seu nível de atividade?)